São Brás

SÃO BRÁS
(Festa: 3 de fevereiro)
(Protetor contra as doenças da garganta)


Nasceu na Armênia, no séc III. Retirou de uma criança, sem nenhum instrumento, um espinho que ela tinha na garganta, apenas com o sinal da cruz. Foi bispo de Sebaste, na Armênia. Após se tornar bispo, durante a perseguição aos cristãos, recebeu uma mensagem divina para se esconder nas colinas. Brás fugiu para uma caverna onde cuidou de animais selvagens. Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador. São Brás foi decapitado.

É padroeiro das doenças da garganta.

ORAÇÃO
Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da Ó bem-aventurado São Brás, que recebestes de garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige, conservai a minha garganta să e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os
louvores de Deus.
Eu vos prometo, São Brás, que a fala que sair da minha garganta será sempre:
De verdade e não de mentira.
De justiça e não de calúnias.
De bondade e não de aspereza.
De compreensão e não de intransigência.
De perdão e não de condenação. De desculpa e não de acusação. De respeito e não de desacato. De conciliação e não de intriga. De calma e não de irritação. De desapego e não de egoísmo. De edificação e não de escândalo. De ânimo e não de derrotismo. De conformidade e não de lamúrias. De amor e não de ódio.
De alegria e não de tristeza.
De fé e não de descrença.
De esperança e não de desespero.
São Brás, conservai minha garganta livre daquela doença braba para que minhas palavras possam louvar a Deus, meu criador, e agradecer a vós, meu protetor.

Assim seja.