Os Sacramentos da Igreja Católica.

Sacramentos

Os principais meios de salvação que Jesus nos deu são os sacramentos.

Batismo: As crianças nascem sem a graça de Deus porque são descendentes da humanidade primitiva que se afastou de Deus desde a sua origem. E por isto que a esta falta de graça na alma da criança chamamos de pecado original. Pelo batismo Deus dá a graça santificante à criança, a admite em sua amizade e a adota como filha. O batizado é filho de Deus e herdeiro do céu.

Jesus ordenou: "Ide por todo o mundo e batizai: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

Crisma: O jovem que se crisma recebe a graça da confirmação do batismo, se torna cristão adulto. Dali em diante ele é responsável pela sua própria fé e recebe a incumbência de levar a fé e a boa nova da salvação aos seus companheiros.

Eucaristia: A Eucaristia é Jesus presente no pão e no vinho que o sacerdote consagra durante a missa. A primeira comunhão é o primeiro encontro com Jesus Eucarístico ou com Jesus na Hóstia consagrada. Depois da primeira comunhão deve-se comungar seguidamente porque esses encontros com Jesus aumentam a graça em nossa alma e fortelecem a nossa fé.

Missa: A missa faz parte do sacramento da Eucaristia. É um dos maiores meios de salvação porque, na missa, reunidos com os outros irmãos da comunidade, ouvimos a palavra de Deus, pedimos perdão, louvamos a Deus, professamos a nossa fé, fazemos os nossos pedidos e nos oferecemos a Deus Pai unidos a Jesus, presente em nosso meio, na Hóstia consagrada, pois, em nome de Cristo, o sacerdote, na consagração, transforma o pão e o vinho no corpo e sangue de Jesus.

A missa é a renovação incruenta da morte de Jesus e também da sua ressurreição.

Confissão: A Confissão é o sacramento pelo qual, o sacerdote, em nome de Cristo, perdoa os nossos pecados. Uma parte importante deste sacramento consiste em confessar os nossos pecados ao ministro de Deus, que é o padre. A parte principal da Confissão é a absolvição ou o perdão que o padre dá ao penitente em nome do próprio Jesus. O arrependimento dos pecados também é importante porque sem arrependimento não alcançamos o perdão dos pecados.

Jesus disse aos apóstolos: "Aqueles a quem vós perdoardes os pecados, serão perdoados".

Unção dos enfermos: A Unção dos enfermos era também chamada de Extrema Unção. Se diz Unção porque o sacerdote unge o doente com óleo bento, na testa e nas mãos, enquanto invoca a graça de Deus, pedindo o restabelecimento do enfermo e o perdão dos seus pecados.

São Tiago escreveu: "Alguém de vós está enfermo? Chame os presbíteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente, o Senhor o aliviará e se tiver pecado, receberá o perdão".

Ordem: A ordem é o sacramento que transforma um homem comum em Padre, Sacerdote ou Ministro de Deus. Só o Bispo tem o poder de administrar o sacramento da Ordem.

O Padre não casa para poder dedicar integralmente sua vida e seu tempo ao serviço do Povo de Deus.

Matrimônio: A união matrimonial foi abençoada por Deus desde a criação do homem. Mas depois que Jesus instituiu o sacramento do matrimônio, todos os casais cristãos que querem constituir família devem fazer o casamento religioso para receberem a bênção e as graças do sacramento do matrimônio. Essas graças lhes conferem a força necessária para viverem unidos em harmonia e bom entendimento, até o fim da vida e a ajuda de Deus na criação e educação dos filhos. O divórcio anula o casamento civil mas em nenhum país do mundo pode anular o sacramento do matrimônio.